quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Referências Literárias: André Mansim

Estreando este novo tipo de postagem do blog, chamado Referências Literárias, eu resolvi, ao menos uma vez ao mês, entrevistar algum amigo ou conhecido meu que admiro por sua interação com algum tipo de arte. E, nada melhor para começar o quadro, que o grande amigo André Mansim. Cartunista e Cronista, já famoso entre os ciclos de blogs da internet.

Fala Mansim! Para o começo da entrevista, faça-nos uma breve apresentação de você.
Olá amigo Tadashi.


O que eu tenho pra falar sobre mim? Bom, eu sou casado com a Andréia, minha linda esposa, tenho a Fridona e a Chambinha, uma cachorra e uma gata, hahaha. Trabalho em uma loja a 23 anos!! Sou professor de história também, mas atualmente não estou lecionando. Gosto muito de música e de escrever baboseiras. Hahahaha, minha cabeça é um poço de baboseiras, hahaha. E gosto muito de desenhar também.

Como e quando você começou a escrever e desenhar? E a idéia do blog, qual foi o pontapé inicial disso tudo?

Eu desenho desde criancinha, esses dias minha mãe pegou um livro de receitas que ela tem desde antes de eu nascer e me mostrou o que ela julga ser meu primeiro desenho. Hahahaha era um capitão América, hahaha, bem feinho coitado!!!
De escrever eu acho que meu principal incentivador foi um professor que eu tive. Ele disse que eu tinha idéias incríveis mas que não sabia colocar no papel. Então de teimosia eu comecei a escrever sem parar. Hahahahaha.
Quanto ao blog, eu fiz pra tirar uma onda e acabou que muita gente gostou e acabou me incentivando. Tem muita gente que gosta de coisas ruins mesmo, hahahahahaha.

Analisando seus vários escritos, Mansim, eu sempre noto a clara preferência pela crônica caprichada em ironia e humor. Quais suas influências literárias? Quem foi ou foram as pessoas que moldaram seu talento para a alcunha de Cartunista e Cronista?

Sabe, eu sempre gostei muito de ler. Já lí uma biblioteca inteira, hahaha, mas o jeito irônico eu acho que me inspirei no Mário Prata e no Marcos Rey que eram gênios nesse tipo de escrita. Gosto muito também do jeito do Eduardo Bueno de escrever coisas sérias de um jeito leve. Mas essa minha tática de escrever sempre a partir de alguma coisa que aconteceu comigo e que eu mesclo com umas coisas inventadas, é uma coisa que eu mesmo pensei e acho que deve ser original. Mas como dizem: Nada se cria, tudo se copia!
Quanto aos desenhos eu tenho vários mestres que não me conhecem: Laerte Coutinho, Angeli, Glauco Vilas Boas, Henfil, Will Eisner, Gil Kane e atualmente o mais importante e melhor cartunista/desenhista do Brasil, Spacca! Quem ainda não leu D.João Carioca, Jubiabá, Santô e os pais da aviação, tem que procurar pra ler! São obras primas!
E um mestre amigo e companheiro que me ensinou e incentivou muito num jornal aqui de Barretos é o Wilson Cassi. Esse é o cara!

Você teria um top 10 de Livros e Filmes que gosta? Mostra pra gente!

Livros:
D. João Carioca, escrito por Lilia Moritz Schwarcks desenhado por Spacca.
A trilogia escrita por Marcos Lozekan chamada “Uma entrevista com Deus”.
Jubiabá, adaptada em quadrinhos pelo Spacca.
Não faça tempestade em copos d’agua, Richard Carlson
Chatô o rei do Brasil, de Fernando Morais.
Noticias do planalto, de Mario Sérgio Conti
A viagem do descobrimento, de Eduardo Bueno.
O enterro da cafetina, de Marcos Rey.
Os 3 mosqueteiros, de Alexandre Dumas. (O melhor da minha infância).
100 crônicas de Mario Prata, do mesmo.

Filmes:
Uma lição de amor.
Teoria da conspiração.
Inimigo do Estado.
De volta para o futuro 1,2,e 3.
O suspeito da rua Arlington.
O livro de Eli.
Todos os 3 da trilogia Bourne.
Mentiras de um cara de pau.
Quatrilho.
Os irmãos cara de pau, 1 e 2.

E tem mais filmes pra fazer o top 500, mas só esses já tá bom!



Sempre muito bem ligado com tudo a sua volta, Mansim, seus escritos demonstram que você, além de crítico, é um formador de opinião – visto os vários visitantes que acessam seu blog todos os dias. Cada escrito seu pode alterar a forma de pensar de alguém sobre alguma coisa, como você lida com esta responsabilidade?

Em tudo o que escrevo eu procuro não dizer a verdade absoluta, até porque ela não existe. Eu sempre deixo uma margem para a pessoa tirar sua própria opnião, deve ser por isso que as pessoas gostam, (ou pelo menos falam que gostam, hahahaha). Mas se alguém for influenciado pelo que escrevo eu não vou achar ruim, afinal, o que escrevo é o que acredito como sendo correto!

Ainda na esfera virtual; o quanto o início do blog e sua interação com os blogueiros fez você crescer? Grandes amizades já surgiram por aqui? Conte-nos de sua socialização com internautas!

Parece incrível, mas tem muita gente que hoje é meu grande amigo que fiz via Orkut e blog, e acho isso muito legal!

Já pensou em explorar novos ramos literários, Mansim? Contos, Poemas, Novelas, Romances; lhe interessa tentar algum deles algum dia? Ou, indo mais longe; música, teatro, cinema?

Acho que ainda vou escrever um livro, tenho muitas idéias, até demais, hahahaha, mas falta coragem para começar a escrever.

Qual foi, considerando os seus escritos e cartuns, o retorno mais gratificante que já recebeu pelo seu esforço? E, já pensou em desistir disso tudo? De largar mão dos escritos e desenhos? Porque?

No começo eu desenhava e escrevia num jornal aqui de Barretos, o dono me prometeu até salário por isso, mas nunca pagou nada, hahaha. Mas foi bom porque amadureci muito com isso. Hoje escrevo e desenho em outros dois jornais aqui da cidade, hahahaha, ainda não ganho nada, hahaha, mas as pessoas pelo menos comentam e elogiam. O que já é bom.
No blog o que mais me dá prazer é ver amigos comentando e seguindo sempre. Isso já dá prazer e vontade de continuar.
Já pensei em parar, mas foi por uns 3 segundos, depois passou...

Esta é uma pergunta que um amigo de uma comunidade de contos sempre faz para os entrevistados dele, e, eu acho que é uma boa pedida para você também, Mansim: Diga-nos cinco coisas que não sabemos sobre você.

Sou cristão da Igreja Presbiteriana, sou sãopaulino doente, jogo bola mal pra caramba (mas jogo toda semana), não tenho carta de carro (que vergonha), hahahahahaha, Gosto de punk rock, e blues!

Bom, encerrando a entrevista, tem algumas palavras finais? Muito obrigado pelo tempo gasto com este grande apreciador do seu trabalho, e desejo-lhe todo o sucesso e retribuição que se pode ter com seus escritos, Mansim. Afinal, você merece! Valeu e abração!


Obrigado amigo, você é um grande cara por quem tenho muito carinho e é um grande incentivador. Alí em cima quando falei das relações de amizade virtuais, com certeza vc é uma das melhores! Obrigado e se lembre que estou esperando seu livro!

Eu que agradeço pelo seu tempo, André! E, é isso, meus poucos e caros leitores! Vou deixar, aqui para finalizar a postagem, o link para o blog do grande Mansim. E, a gente se vê na próxima postagem. Provavelmente um conto.

Link para o blog do Mansim:
http://amansim.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Gostei muito dessa entrevista, Mansim, transmite toda a sua simplicidade e bom humor em relação à vida, bela iniciativa do Blogueiro te entrevistar, eu também quero ser entrevistada(o)!!!!

    Só não achei legal você falar que a sua cabeça é cheia de baboseiras! A sua arte, a sua escrita e as suas idéias são o que você tem de melhor e isso é muito importante!

    Abraços!!

    F.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Tadashi, que ideia legal de fazer entrevistas aqui no blog, apreciei mesmo! Eu já seguia o Mansim há certo tempo e sempre gostei muito de seus escritos e desenhos, adoro a forma com que ele mescla humor e crítica, ele é um cara muito inteligente! Foi bom poder conhecer um pouco mais dele e que legal saber que ele é cristão da Presbiteriana e que curte punk rock e blues! =D
    Parabéns, Tadashi, você é muito criativo! :D
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, simples e chique, sou suspeito meu sobrinho é inteligente e talentoso.
    Hugo J L Mancin.

    ResponderExcluir
  4. Que iniciativa legal! Eu também aprecio bastante o trabalho do Mansim e o conheci aqui mesmo na blogosfera.
    Ele também é o meu maior incentivador e leitor.

    Parabéns! Vc merece!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá...

    Chego aqui pelo convite do André!

    Então... muito boa a entrevista, de ambas as partes! E melhor ainda é conhecer um pouco mais do André... um amigo que só conheço virtualmente... mas já faz parte da minha vida real e do meu coração... gosto muito dele!

    Gostei quando ele disse que não escreve verdades absolutas... porque elas não existem... grande verdade isso! E o bom humor dele que é demais! Abraço André Querido!

    Outra coisa melhor ainda é conhecer mais um blog... mais uma pessoa inteligente e de coração grande!

    Fico... te seguindo!

    Deixo beijo
    Com carinho
    Sil
    Sempre qui

    ResponderExcluir
  6. Tadashi...

    Os dizeres do seu perfil são simplesmente demais!

    Difícil é acreditar como alguém se define tão bem com apenas 17 anos! Não estou dizendo que vc mente... mas é surpreendente sua capacidade de observar a si mesmo!

    Beijo
    Sil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...